A técnica do curto-circuito

A técnica do curto-circuito é utilizada em diálogos. Ela é muito usada por mentalistas e por hipnotizadores. Consiste em se explicar algo interessante para alguém e quando esse alguém entra em transe por causa do acompanhamento do raciocínio que o falante impõe, este entra com informações nada a ver que afetam (quebram) o raciocínio da pessoa que ouve a explicação. O que causa um vão na mente dela e é desse vão que se pretende aproveitar para infiltrar as ideias que realmente se quer que a vítima acredite, aceite ou aprove.

Durante esse vácuo, o ouvinte está suscetível a qualquer sugestão que lhe for impregnada. A mesma é infiltrada diretamente em seu subconsciente.
Aproveita-se da baixa resistência mental e capacidade de decisão com que se encontra a pessoa que acompanha a conversa de um discursante que aplica a técnica.

Esta técnica também é muito empregada por pastores evangélicos, políticos, advogados, emissoras de televisao, publicitários, vendedores entre outros.

Em diálogos diretos, é com essa manobra de falar coisas inteligíveis e trocar de uma hora pra outra para algo sem sentido, a fim de criar um choque no raciocínio, é que se abre um vácuo na mente de uma pessoa que presta atenção em um discurso público, mas existe meios de se fazer, mais remotamente e de maneira coletiva, com o uso da tecnologia.

A TV Globo, por exemplo, tem usado um som específico, um som gradativo em cenas de suspense, que abre espaço na mente do telespectador, que responde com mudança de temperamento, passando, em segundos, de um estado emocional atento para para outro de aflição. Seu estado de consciência é alterado, e assim, por meio da teledramaturgia a emissora coloca ideias ou implanta matrizes de comportamento em quem assiste seus programas. Esse som específico tem sido visto registrado em quase todas as produções de teledramaturgia da emissora de um tempo para cá, principalmente, mas não exclusivamente, as telenovelas das nove horas da noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: