Viva mais da sua imaginação

“Viva mais da sua imaginação e menos da sua história”

A frase é do administrador de empresas estadunidense e também escritor, Stephen Covey, falecido em 2012. Covey escreveu livros de autoajuda que foram muito bem sucedidos nos anos 90 e 2000. O mais proeminente deles foi “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. O escritor vendeu mais de 25 milhões de livros e foi consultor do ex-presidente Bill Clinton.

É verdade que não é porque está na mente que não pode ser real. A mente é uma existência paralela ao meio material coletivo. É um mundo individual. Afinal, só o pensamento é real, pois o pensamento nos acompanha em todos os momentos e é o que nos faz perceber as coisas, os acontecimentos e fazer a história.

É ele que atua quando estamos acordados vivendo o que experimentamos materialmente, quando estamos acordados, porém transportados para o palco da nossa mente, e quando estamos dormindo, entregues aos sonhos.

Na mente podemos escolher o que viver e podemos viver mais de uma vez a mesma coisa que escolhemos viver.
E sempre que vivemos novamente algo, esse acontecimento é inédito, é uma nova experiência.

As lembranças e a imaginação geram sinapses cerebrais que temos catalogado em nossa memória e que requisitamos para serem executadas mais uma vez. Lembra o trabalho realizado pelo interpretador de comandos de um computador ao ler a rotina escrita no algoritmo de um software, ou o projetor de cinema, que lança na tela as imagens e o áudio do filme que vemos, ou o cabeçote de um vídeocassete, que rastreia os sulcos de uma fita e mostra na tela da TV o conteúdo audiovisual que existe impresso na fita. São casos em que sempre vemos a mesma coisa, mas, em novas execuções. A expectativa maior que há nessas retrospectivas é que as emoções sejam as mesmas da primeira vez que experimentamos a história, mas elas podem também variar. Podem até ser cada vez melhores e surpreendentes.

Portanto, se a vida aqui fora não está de acordo com o que queremos, vivamos então o que há na nossa imaginacao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: