Problema —> reação —> solução

Chomsky na área!

Continuando nosso manual de engenharia social e serviço de desmantelamento de golpes das elites mediáticas, vamos voltar a falar do caso Renca.

O telejornal Hoje de ontem (chique isso, não?), 01 de setembro de 2017, noticiou a suspensão da votação de aprovação do projeto de lei que libera para a iniciativa privada uma área da Amazônia brasileira, rica em cobre, do tamanho de 433 campos de futebol. A pretensão do Governo Temer chocou a população e mobilizou artistas e ambientalistas para parar a aprovação.

O telejornal da Globo também informou que Michel Temer teria repensado sua atitude, levando em consideração a estrondosa má repercussão do fato, e decidiu elevar a discussão à participação popular.

Em princípio, muita gente entende isso como um caso de arrependimento. Quase ninguém imagina se tratar, o episodio, de uma estratégia muito bem bolada para que o presidente ilegítimo conquiste o público, escape ou adie a resolução dos problemas que o próprio vem enfrentando com o Judiciário e ainda, de quebra, consiga prosseguir com sua agenda entreguista.

Após criar o problema e arrancar do público a reação desejada, Michel Temer aparece bancando o bom samaritano que convoca a população para decidir algo que desde sempre já está decidido, que é a manutenção da reserva como está. O que não surte efeito algum sobre seus propósitos e os daqueles que ele trabalha em pró.

O povo vai se sentir respeitado e vai dizer pra si: “no fundo esse presidente é gente boa; pensa em preservar as riquezas do país; pede opinião pro povo; deixa o povo participar das decisões; vai ver é tudo calúnia o que falam dele; ‘tão’ é querendo derrubá-lo porque ‘ele faz’; vou dar pra ele meu apoio“.

E aí, com o emprego da tática problema-reação-solução, uma das dez estratégias para controlar a população que Noam Chomsky definiu, o presidente golpista sai por cima da carne seca.

Tem isso também pra se pensar!

Conheça as 10 estratégias usadas para manipular o comportamento do indivíduo:

https://colectivolibertarioevora.wordpress.com/2015/07/03/chomsky-as-10-estrategias-de-manipulacao-mediatica/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: