Desmantelando a alimentação extraterrestre

Esta postagem se refere à postagem “Alimentação extraterrestre” publicada aqui no blog em 5 de dezembro de 2017.

Tratava-se a postagem de um experimento social. A ideia era mostrar o quanto as pessoas estão suscetíveis ao material que é despejado na internet, a maioria persuasivo e falso, querendo obter resultados que viabilizam, muitas vezes, planos diabólicos.

O texto publicado aqui foi divulgado no Twitter, no Facebook e no Google+, convidando as pessoas alcançadas a comentar a respeito da publicação. Aqui no blog houveram poucos comentários, mas, nas redes sociais houve mais um tanto.

E a maioria dos que manifestaram opinião foram bem: respondeu sobre questões que não estão diretamente ligadas ao que o texto explicita. Ou seja: não se pode dizer que os respondentes deram fé ao que foi exposto.

O texto em questão foi todo produzido pelo autor da postagem. É totalmente falsa a informação. Porém, é bem construída a peça literária, possui algum embasamento em literaturas conhecidas e informações do campo da Ciência e da arqueologia, embora não cite fontes. É o famoso hoax em sua melhor apresentação.

Assim como esse hoax, muitos outros – e com objetivos muito mais exclusos – são dejetados na internet a fora, principalmente nos sites sensacionalistas de direita e de esquerda, nas redes sociais e no Youtube. E nem sempre os visitantes agem como agiram com o material revelado aqui: não dando fé e não compartilhando após o contato, ainda que para recharçar. As pessoas que produzem esse tipo de material, principalmente para grupos políticos, são muito profissionais e conhecem bastante de psicologia social.

E é pensando em dar mais segurança para as pessoas com relação a essas táticas que visam recrutar pessoas para causas espúrias se valendo de material que sugere falsidade é que o site Tripletas, www.tripletas.com.br, está lançando uma seção que promete deixar o público mais protegido do que pode ser uma dessas pregações de peças.

Competirá ao público dar uma passadinha no site para saber o que já foi publicado na seção e ficar a par da possibilidade ou não de se tratar de um golpe de opinião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: