O que é que estava errado e fez você votar em Jair Bolsonaro?

No Facebook, um esquerdista postou seu repúdio contra a vitória de Jair Bolsonaro. Não era o motivo o seu partido ter sido superado pelo adversário. Era a forma como Bolsonaro se apresentou para receber voto e o que ele ofereceu em troca. Nada ou o pior possível. De coisas desinteressantes até o que nada tem a ver com política. Soluções que não são da alçada de governantes providenciar.

E o cara que comprou essa candidatura o fez pelo simples fato de ser a chance de o PT sair fora do posto e ele, sem saber ao certo o porquê, se sentir vingado, aliviado, com a autoestima recuperada, podendo novamente confiar na classe política.

Ele podia conferir o mesmo propósito votando no Ciro Gomes, mas não, ele achava que o certo era votar em mudança e Ciro Gomes já era veterano e por causa disso presa fácil para o marketing do Bolsonaro caracterizá-lo como mais do mesmo e tirar-lhe a preferência. E ademais, este marketing foi parar nas igrejas evangélicas e por lá o nome de Deus passou a ser Jair Messias Bolsonaro. E ai do fiel que não votasse nele!

Daí, um bolsomimion comentou a postagem com um “o importante é que o PT se fudeu”. Nas entrelinhas ele quis dizer: “Bolsonaro pode fazer o que quiser fazer, a única proposta que me interessava, antes de ele ser empossado já está cumprida”. Deram ao Capitão (ou capetão, sei lá) um cheque em branco assinado. Na verdade um bloco de recibos pra ele dar àqueles que comprarem as estatais brasileiras, a Amazônia, o Pré-Sal, a água, os direitos trabalhistas dos brasileiros.

O alienado eleitor teve que ler em resposta à sua explanação de satisfação por pouca coisa: “Você pensa que o bando que entrou não vai roubar tendo mais oportunidade pra isso do que teve o PT, né”. Ao que o bolsomimion respondeu: “Se ele falhar, a gente tira ele do posto”.

A gente quem?”, “Vocês?”, “Você não acha que a esquerda vai se unir a vocês, como vocês se uniram aos golpistas pra pedir impeachment para a Dilma, pra ajudá-los a sair do apuro, acha?”. Disparos de indagações sofreu o bolsomimion. “Vocês contaram com a grande mídia pra tirarem a gente, acha que esses veículos de comunicação vão estar a vontade pra fazer o mesmo pra derrubar a cúpula da qual fazem parte os próprios proprietários dos veículos? Com o Collor foi assim porque ele foi sinistro; Se esquece que tem militar na jogada pra que um golpe parlamentar seja bem sucedido assim, sem se sofrer uma chegada no cantão vendo canos de fuzis nas fuças”.

O bolsomimion afinou. Disse: “temos que esperar pra ver, quem sabe dá tudo certo e você fica sofrendo por precipitação”. “O que significa ‘dar tudo certo’ pra você”, com esta pergunta o bolsomimion tomou uma sinuca de bico. E a resposta ele ficou devendo, pois, não voltou no post nem mesmo sendo mencionado.

É porque eles não tinham argumentos. Acreditaram no que colocaram para eles acreditarem, sobre a tal roubalheira que “só” o PT cometeu, e se esqueceram do resto.

O bolsomimion que comentou na postagem tem sua casa própria, quitada. Tem seu carro do ano e ainda tem uma moto. E gasta gasolina todo dia até pra ir na casa do vizinho do lado.

Tem sua mulher, que se veste muito bem; tem seu filho, para o qual não falta nada do que uma criança média costuma pedir. Celular de ponta, videogames, notebooks e desktops. A casa toda equipada com eletrodomésticos do mais útil ao mais desnecessário. E tudo de primeira!

Tem a cota do clube do coração, bilhete de cadeira cativa no Mineirão. Assinatura de TV a cabo, internet banda larga. Todo fim de semana tem programa pra ir com a esposa ou com a família. Quando não: não deixa de ir a um boteco ou de encher num supermercado o carrinho de carne e bebida e chamar a galera pra um churrasco em seu quintal sem pedir vaquinha. E olha que a galera dele, como a de todo mundo ainda, compartilha do alto padrão de vida dele.

Não sei sobre escolaridade, mas, se este bolsomimion não possui é porque não quis, não lhe interessou estudar, fazer faculdade ou cursos tecnólogos. Mas, um bom trabalho e um bom salário, isso ele ainda possui. Reserva na poupança: maravilha! Em mais de uma caderneta, diga-se de passagem.

Se não faz turismo com frequência, se não conhece o interior de um avião ou se não fala inglês ou francês, novamente eu digo: é porque é canguinha. O cara tem toda a condição! E até arma, com porte e tudo, o cara tem à disposição.

E toda essa bonança ele conquistou nos áureos anos de PT. Assim como a maioria dos brasileiros. A bem da verdade ele só ficou um pouco apertado quando Michel Temer fez por onde dar um safanão no PT, ventilando sobre a suposta roubalheira que o partido roubou supostamente sozinho, e tomar seu lugar. Mas, aí a coisa arruinou foi pra todo mundo. Bolsomimion e coxinha nenhum sofreu sozinho. E… Não era o PT o vilão.

Se dar tudo certo com Bolsonaro no poder significa manter o padrão de vida que o PT havia dado, pra que correr risco colocando um maluco – e militar ainda por cima – na camada mais alta da hierarquia do Poder no Brasil?

E o pior: com o cara fazendo propaganda de tudo que pensava fazer estando no posto. Não mentiu em nada e pra ninguém. Se ele quiser fechar o Congresso ele pode. Deram aval pra ele com o voto. Ninguém votou sem consciência de que ele intencionaria fazer isso. Até pôs um general como vice pra ficar mais clara a intenção.

Idem se ele quiser exterminar índios e quilombolas, vender a Amazônia pro Tio Sam, entregar o Pré-Sal pra Exxon-Mobil ou para a Shell. Se todas essas péssimas ideias forem concretizadas, duvido que elas façam melhorar o quadro social um quinto do que o PT melhorou! Pode corrigir enchendo os comentários de links para reportagens que me provem que Bolsonaro prometeu algo que justificasse o voto nele sim.

Eu indico o livro “Os meninos da Rua Albatroz” para quem quiser aprofundar nessa política atual brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: